Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livro de Reservas

Bem vindos! Sou apenas uma Turista cheia de bagagem, em viagem pela Vida, registando Reservas aqui e ali num Hotel chamado mundo.

Livro de Reservas

18.Mar.19

Simplificação de Rotinas e Produtividade

Mi

Os últimos meses têm sido de grande aprendizagem pessoal e de bastante introspeção (muita, na verdade!). É, realmente, fascinante, vermo-nos a descartar velhos hábitos e preocuparmo-nos com o que é, de facto, importante  e útil nos nossos dias. Não sou nenhuma guru de organização, tão pouco um exemplo perfeito a seguir, mas tenho-me debruçado em algumas considerações que gostaria de partilhar.

Desde há muito tempo - em particular desde que me comecei a concentrar mais no que me traz valor e no que é importante manter - sinto que tenho crescido em vários aspetos e abordo os meus dias de outra forma. Não posso esconder que a prática regular da meditação me ajudou bastante a simplificar o mundo que tenho à minha volta, sendo um pilar importante na minha sanidade mental, relativizando todas as questões que aparecem nos meus dias.

Não me considero uma pessoa desorganizada, mas muitas vezes dou prioridade ao que não é importante, o que me dá uma falsa sensação de "lista de tarefas" limpa, pois dedico-me ao que é mais fácil e não ao que é mais importante. Nesse aspeto, o meu namorado tem sido um apoio fundamental, pois ajuda-me a manter o foco nas prioridades, dando-me uma perspetiva diferente das coisas, nas horas em que começo a entrar em "desespero".

Relativizar. Simplificar. São as palavras chave que procuro aplicar no dia a dia. Estas são algumas rotinas que encontrei para mim, que me ajudam a tornar os meus dias mais produtivos: adaptam-se à minha realidade, à realidade da minha casa e das nossas necessidades. Tem sido uma grande aprendizagem e todos os dias percebo onde posso melhorar um pouco. Inspiro-me em livros, blogs e experiências e a minha produtividade e foco, quer no trabalho, quer na vida pessoal tem sido ajudada com estes pequenos detalhes:

1 - Considero muito importante libertar o cérebro. Aplico esta técnica de escrever tudo que esteja pendente, desde 2012, altura em que descobri o poder da organização pessoal. Sempre que sinto que o meu cérebro se sobrecarrega, desnecessariamente, escrevo. Tudo! Tarefas domésticas, assuntos pendentes, roupa para ajustar,  assuntos dos sítios onde trabalho, planificações... Tenho um caderninho mágico chamado Caixa de Entrada, onde registo toda a informação que chega ao meu cérebro. A partir daí, vou resolvendo com mais clareza o que necessito; não escrevendo, sinto, constantemente, uma espécie de "martelinho", a toda a hora, a relembrar-me de tudo o que deixei por fazer. A Caixa de Entrada é uma das ferramentas utilizadas no método GTD, do David Allen; não sigo, ainda, fielmente, todo o método GTD, mas já li o livro várias vezes e de cada vez vou implementando algo novo na minha rotina.

2 - Planificar os dias, mais do que uma questão básica de organização, é algo essencial para mim. Diria, até, indispensável. Sou a pessoa que, por exemplo, precisa que um compromisso seja marcado à hora certa e não "por volta das..." Aprendi, ao longo dos anos, que não é possível ter tudo planificado e, portanto, é importante ir deixando algum espaço para imprevistos. Daí, ser igualmente importante não sobrecarregar os meus dias ou horários (esta foi uma lição bem recente...). É, também, importante, manter uma rotina de horários diária, relativa a horas de acordar, dormir e de refeições, especialmente nós aqui em casa que não temos horários de trabalho regulares.

 

3 - Com sucesso, tenho vindo a reduzir, e em muito, o tempo que passo agarrada ao telemóvel. Estou, inclusivamente, a traçar um pequeno plano a médio prazo para eliminar a minha conta do Facebook. Isso servirá para outro post, mas refiro-me a este assunto para sublinhar o quanto as redes sociais se têm revelado bastante tóxicas para mim. Entretanto, tem sido uma tarefa interessante de excluir e eliminar pessoas, grupos ou páginas que não são realmente importantes para mim. Tenho revisto tudo o que sigo, aos poucos, quer no Facebook, quer no Instagram. De manhã, o telemóvel já não é a primeira coisa que verifico, especialmente nos dias que trabalho de manhã. Então, quando entro às 07h ou 08h, o telemóvel só serve para eu ir olhando para o relógio: tomo o pequeno almoço tão tranquilamente, apreciando o nascer do sol, em vez de me estar a impregnar de notícias ou de conversas em grupo vazias de assunto e que muitas vezes só servem para alterar o meu sistema nervoso.

4 - A casa, apesar de agora ser maior, não implica que não se consiga manter em ordem. Claro que as semanas que se seguiram à mudança foram intensas em termos de organização e arrumação, mas depois da paz instalada, sinto que tudo se vai mantendo no sítio. Continuo a fazer alguma coisa todos os dias que permita que tudo pareça sempre limpo e arrumado. Isso evita desperdiçar os meus dias de folga inteiros a limpar e arrumar, tendo, inclusivamente possibilidade de dedicar o tempo a organizar as aulas e a corrigir testes ou trabalhos ou a dedicar-me à minha formação em decoração de interiores.

5 - Menos roupa significa menos tempo a tratar dela (apesar de eu gostar!) e menos tempo a pensar no que vou vestir. Ainda tenho crises existenciais de roupa, quando tenho algum compromisso importante, porque como gosto de tudo, não sei o que poderá encaixar nesse dia! :) E , menos cabelo ajudou, igualmente, a simplificar a minha rotina matinal! Os meus longos cabelos encaracolados deram lugar a uma curta cabeleira e a menos tempo para sair de casa!

Reorganizar o tempo com rotinas mais simples tem-me permitido, sem dúvida, estar mais focada no que faço no momento, sem culpa do que deveria estar a fazer: posso estar a ver televisão sem pensar que deveria estar a arrumar a casa, por exemplo; portanto, tudo se resume a simplificar rotinas, para que a produtividade aconteça, naturalmente, sem obstáculos nem bloqueios.

deixar um registo de hóspedes:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.