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Livro de Reservas

Bem vindos! Sou apenas uma Turista cheia de bagagem, em viagem pela Vida, registando Reservas aqui e ali num Hotel chamado mundo.

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03.Out.18

O Exercício Físico enquanto Prioridade

Mi

Indiscutivelmente, o exercício físico tem desempenhado um papel importante na minha rotina (e na minha sanidade mental). Quase quatro semanas se passaram desde que iniciei o meu terceiro part-time e é tempo de fazer um pequeno resumo do que tem sido conciliar as idas ao ginásio, a alimentação e o trabalho (sem esquecer as horas de descanso).

Habitualmente, trabalho por turnos que mudam semanalmente (à excepção do trabalho no ginásio e das aulas; o outro part-time, num Balcão de Acolhimento, tem turnos entre as 10H00 e as 23H00). A partir do momento que recebo a minha escala, planifico, por inteiro, a minha semana; a planificação prevê, no geral, compromissos extra (como idas ao veterinário, almoços/jantares e outros), tempos de deslocação, rotina da casa (em que me debruço sobre o mais urgente, primeiro) e tempo livre que inclui as idas ao ginásio. Há quem não goste nada de ter o tempo tão contado e planificado, contudo, o que eu faço denota alguma flexibilidade, uma vez que há um par de anos, quando comecei a implementar sistemas de organização, era bastante rígida em relação a tarefas e horas de concretização, percebi, no entanto, que isso me deixava ainda mais ansiosa e com pouca margem de manobra para imprevistos.

 

A melhor parte de ir ao ginásio treinar é, sem dúvida nenhuma, poder fazê-lo com o meu namorado. Ajustamos os nossos horários e conseguimos ir sempre juntos, com excepções, claro, porque apesar de tanta disciplina, os meus dias não são perfeitos. Planificamos logo a semana e dividimos os treinos que queremos fazer por dias, mediante os grupos musculares; costas e bíceps, pernas, ombros, peito e tríceps. A rotina de treinos tem sido bastante ajustada, pois vamos experimentando aquilo que melhor nos serve; por exemplo, se no início juntávamos pernas e ombros, depois de começarmos a trabalhar, percebemos que necessitávamos de aumentar o número de idas ao ginásio, mas treinar um grupo muscular de cada vez - isso permitiu-nos treinar num período de tempo mais razoável sem colocar em causa os nossos horários, especialmente no que toca à confecção de refeições (sobre a preparação de refeições e os nossos hábitos, falarei noutro post). 

E como tem sido incluir cerca de 1h30 de treino, com banhos, deslocações e todo o resto do nosso dia? Tem sido com muita disciplina. Quando estamos livres de manhã, encaixamos o treino e pensamos logo no almoço, mas o mais exigente é mesmo treinar ao final do dia, uma vez que o jantar precisa de ser adiantado previamente e precisamos de ter em consideração as horas de trabalho e descanso no dia seguinte. O descanso é a chave para uma boa rotina de treinos. Basicamente, tem sido esta a nossa ginástica diária de horários para treinar, sem lugar à preguiça! Só deixamos de ir se sentirmos cansaço físico ou fadiga!

 

A rotina do exercício físico é apenas um exemplo do que é possível fazer com os nossos hobbies ou com coisas que gostamos de concretizar, basta que se tornem uma prioridade. A partir do momento que encaramos os nossos assuntos como prioridade, nunca haverá falta de tempo. Para mim, praticar exercício físico não me "rouba" tempo à família, às lides domésticas ou aos meus dias e traz-me muitos mais benefícios do que se ficasse em casa, a mastigar problemas e angústias. E por aí? Qual é o hobbie que gostaria de tornar uma prioridade? (dormir também é uma resposta aeitável :) )