Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livro de Reservas

Bem vindos! Sou apenas uma Turista cheia de bagagem, em viagem pela Vida, registando Reservas aqui e ali num Hotel chamado mundo.

Livro de Reservas

14.Out.18

Na Cozinha - Assim, simples!

Mi

Domingo. Um dia normal de trabalho, em que acordo ensonada, levanto-me, preparo-me e sigo para ir abrir o ginásio.

Seria um dia normal, não fosse a Leslie permitir-me regressar a casa mais cedo, por ter corrompido a electricidade na zona. Que agradável surpresa não ter que passar mais de metade do meu domingo no ginásio! Esta é que eu não esperava :)

Senti que ganhei algumas horas de tempo livre: aproveitei para cuidar e tratar das minhas plantinhas (é só a mim que me sabe optimamente andar com as mãos na terra?) e aproveitei para cozinhar um almoço de Domingo como não fazia há mais de um ano (é verdade!).

Cozinhar, para mim, preenche-me plenamente - coloco toda a minha concentração, disponibilidade e amor, por mais simples que sejam as refeições. Como já referi, as nossa refeições têm sido muito básicas (peixe branco, frango grelhado, arroz basmati/batata cozida e legumes), pois estamos a cumprir um plano alimentar específico, sem gorduras (partilharei mais à frente as refeições que estão incluídas no meu plano). Querer extravazar nos cozinhados quando estamos inspirados nem sempre é fácil, porque há pequenos pormenores que não entram nos nossos cozinhados (azeite cozinhado, massa, refogados, carnes vermelhas, guisados etc). Quando tenho oportunidade de mudar um pouco a forma de cozinhar o peixe, coloco os lombos/medalhões/filetes no forno temperados com limão e ervas e fica delicioso. Era o que tinha em mente para hoje, até que me lembrei de adaptar uma das receitas do Lidl e cozinhar o peixe no forno com flocos de aveia (o original é com bifinhos de frango), transformando-o num panado fingido, mas muito delicioso (ainda mais se adicionarem Zero Ketchup With Spices da Prozis - fiquei rendida!)

 

Portanto, usei 4 medalhões de pescada (já sabemos que a medida para cada um é 1 medalhão e meio, correspondendo a 150g de proteína) temperando-os com limão, bati um ovo ao qual juntei orégãos e uma pitadinha de sal e coloquei aveia q.b. num prato. Passei os medalhões pelo ovo e de seguida pela aveia (convém pressionar bem, para os flocos aderirem), dispondo-os num pyrex.

 

O forno já estava previamente aquecido e deixei-os a cozinhar cerca de 30 minutos, a rondar os 180ºC (o meu forno é maravilhoso, na verdade! Aquece bem e cozinha rapidamente). À parte, e para acompanhar, fiz o arroz, sem refogados, mas com um pouco de cebola picadinha (como estava com tempo, não usei a Bimby, desta vez :) ) e uma salada simples de canónigos e tomate cherry (da horta dos meus pais). O resultado foi este:

Portanto, 150g de peixe, 150g repartidas entre o arroz e a aveia e 120g de vegetais.

 

A repetir, com bifinhos! :)