Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livro de Reservas

Bem vindos ao Blog de uma Técnica Superior de Turismo. Dificuldades, Histórias, Curiosidades, Horas de Desespero e de Realização.

07
Fev16

Experiência Curricular: Entrevistas de Trabalho

Mi

Acredito piamente que daqui a um par de anos realizar muitas entrevistas de emprego começa "a contar" para o currículo". E em vez de perguntarem se naquele hiato de tempo estivemos "sem fazer nada", sempre podemos colocar as entrevistas a que fomos. E mais, é preciso limar qualificações para entender a psicologia das entrevistas. Não pela sua complexidade, mas pela sua imprevisibilidade. Ora vejamos:

 

1 - Fazemos 300 km para ir a uma entrevista para sermos insultados pelo entrevistador. Sim, aconteceu-me. Está bem, eu era uma jovem de 21 anos, ingénua, que apostava na roupa mais segura para as entrevistas (calça preta e camisa branca), cabelo apanhado e sem maquilhagem (nunca fui muito boa nisto). O homenzinho mostra-me o espaço todo, quintas, apartamentos e tal... leva-me para a entrevista em si e vem-me dizer que teve entrevistadas que se arranjavam um pouco melhor, para eu ter cuidado com a concorrência. E que o meu nível de alemão era bom, mas que não estava impressionado. Ligou-me uma semana depois, pois eu tinha sido seleccionada. Recusei. Duas vezes.

 

2 - Em Concursos Públicos é a praga dos Testes Psicotécnicos. Não há muito tempo (e foi para uma Empresa particular) aldrabei os testes, pois já estava cansada. Ligaram-me para uma vaga como Recepcionista de Hotel... hello?!

 

3 - É de desconfiar sempre que vamos a uma entrevista e o entrevistador só fala em dinheiro, nos ganhos, na flexibilidade... e eu lá tenho que responder com umas falas que eu já tenho pensadas para o meu trabalho de sonho, só para parecer que afinal estou muito interessada na vaga. Coisas como: "o dinheiro é importante, mas ser realizada profissionalmente é mais satisfatório para mim". Isto é uma verdade que habita no meu coração e deixo-vos com esta dica também, caso precisem de uma resposta feita.

 

4 - Uma vez fui a uma entrevista... Naquela mesma época em que eu era muito ingénua. Respondi a um anúncio para a área de Marketing. Quando dei conta, estava a ser colocada num carro e andei a acompanhar a venda de produtos da Optimus (ainda era esta marca) numa aldeia recôndita. No final do dia, vem o discurso do dinheiro. Acontece que na altura eu ainda não fingia tão bem e disse que estava entusiasmada com a ideia, mas que estava a pensar aceitar outra proposta na minha área (isto é mentira. Mas é a desculpa que mais uso quando sou seleccionada para vagas que afinal me saíram expectativas furadas). E não digam a ninguém, mas dissuadi alguns velhotes a não comprarem nada daquelas porcarias... opá...

 

5 - Não dá para deixar passar, igualmente, a entrevista em que fui colocada na mesma sala com outra pessoa. O senhor apresentou a empresa e as condições, mas que estava tudo ainda muito em aberto. Pagamento a recibos verdes, horário pós-laboral e duração de 6 meses. O sonho de qualquer pessoa!

Depois das apresentações e para poupar tempo (segundo o mesmo senhor, que até era de Recursos Humanos), faz ali a entrevista sem mandar ninguém embora. Só pergunta quem queria ser primeiro e eu, com a minha ultra maturidade, ofereço-me claro (sim, que há coisas que já consigo fazer mesmo que saiam da minha zona de conforto). A outra rapariga lá ouviu a minha entrevista, as minhas "graxices" e as minhas respostas pré-fabricadas do género: "De todos, qual foi o emprego que mais detestou?" "Na verdade, não houve nenhum que eu detestasse. Não considero que tivesse tido uma má experiência em nenhum dos meus empregos anteriores. Considero que todos me proporcionaram experiências interessantes, com pontos positivos e negativos, mas nenhum me marcou negativamente" A sério?! Acham que isto vos soa a sinceridade? Sim? Então é melhor reler isto ou isto.

 

6 - E quando as condições não eram nada do que estamos à espera, mas mesmo assim temos de continuar a fingir que estamos muito interessados em ficar com o lugar... Normalmente, é sempre nestes que sou seleccionada... quando eu vejo um asterisco ou uma bolinha a frente do meu nome, já sei... Normalmente, marcam o meu nome depois de uma pergunta curiosa: "Então, achou interessante a proposta? Aceita estas condições?" Ok... a minha super maturidade ainda não me permitiu dizer um Não redondo na cara do entrevistador... Se eu tenho dificuldade a dizer que Não às minhas pessoas mais próximas (quando me perguntam se eu quero bolachas com Nutella, por exemplo), com que cara é que eu vou dizer ao entrevistador que afinal não estou interessada? Mas o que será que passa na cabeça dos entrevistadores? Supostamente alguém que se candidata não tem intenção de recusar o emprego logo assim, tão de repente, na entrevista, depois de uma pergunta daquelas. As pessoas não sabem que temos de processar? E claro que me limito a dizer que sim, num tom de voz que coloca reticências no fim.

 

7 - E depois ainda vem a fatídica pergunta: "Qual o seu pior defeito?" Muitas vezes sou tentada a responder: "Sou mentirosa nas entrevistas para empregos".

 

 

 

 

 (Este texto está em Desacordo Ortográfico)

 

Mais sobre mim

Check-in

Bem-vindos às dificuldades, às histórias, aos testemunhos e às curiosidades, às horas de desespero e de realização de uma Técnica Superior de Turismo que em part-time não passa de uma Turista vagueando pela vida, fazendo reservas aqui e ali num Hotel chamado Mundo.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Seguir também em...

Arquivo de Reservas

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D